Endodontia – Tratamento de canal

O TRATAMENTO DE CANAL, COMO É CHAMADA A ENDODONTIA, é a especialidade da odontologia que cuida da saúde da polpa – o tecido mole no interior do dente. Algumas vezes, a polpa torna-se inflamada ou infectada. Isto pode ser causado por uma cárie profunda, desgastes dentários acentuados, fratura do dente ou um traumatismo dentário.

QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS QUE INDICAM QUE PRECISO TRATAR UM CANAL?

Os sinais e sintomas a serem observados incluem dor, sensibilidade prolongada ao frio ou calor, descoloração do dente ou inchaço da gengiva. Muitas vezes, porém, não há sintomas. A real necessidade de um tratamento ou retratamento de canal é definida por meio de uma criteriosa avaliação clínico-radiográfica feita pelo endodontista.

DENTES COM CANAL JÁ TRATADOS PODEM DOER?

PODEM POR UM TRAUMA OCLUSAL, PROBLEMAS PERIODONTAIS COMO BOLSAS, TRINCAS RADICULARES E ATÉ MESMO UMA CURA NÃO COMPLETA DE INFECÇÕES EXISTENTES ANTERIORMENTE. Lesões tratadas corretamentes, por maior que sejam, regridem completamente no prazo de 1 ano. QUANDO PERSISTEM, ENTÃO É NECESSÁRIO UM RETRATAMENTO DOS CANAIS OU UMA CIRURGIA PARA CURETAR A INFECÇÃO E TRATAR O CANAL PELA VIA RETRÓGRADA.

A DOR APARECEU E DESAPARECEU ESPONTANEAMENTE. POSSO FICAR TRANQUILO?

NÃO. SEMPRE É BOM FAZER UM EXAME CLÍNICO E RADIOGRÁFICO DA REGIÃO. Dores de dente muito intensas e/ou por tempo prolongado que desaparecem repentinamente, normalmente estão relacionadas à morte pulpar (necrose).

BATI MEUS DENTES EM UM ACIDENTE. DEVO PROCURAR UM DENTISTA?

Dentes com histórico de traumatismo podem sofrer reabsorção dentinária interna OU EXTERNA e consequentemente serem perdidos. Essa reabsorção pode ser impedida por meio de um tratamento endodôntico adequado. Portanto, dentes com traumatismo devem ser acompanhados clínica e radiográficamente por um período mínimo de dez anos.

NÃO SERIA MELHOR EXTRAIR UM DENTE COM PROBLEMA DE CANAL E FAZER UM IMPLANTE NO SEU LOCAL?

Nem sempre um dente que parece estar condenado realmente está. GERALMENTE os dentes fraturados verticalmente ou com lesão endo-pério GRAVE SÃO OS QUE estão condenados. PORTANTO, SEMPRE SOLICITE A AVALIAÇÃO DE UM ENDODONTISTA, PERIODONTISTA OU IMPLANTODONTISTA PARA O CORRETO DIAGNÓSTICO.