Ortodontia e dor orofacial (DTM)

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que acompanha o crescimento e desenvolvimento da face e trata o mau posicionamento dos dentes, maxilares e articulações.

O tratamento pode ser feito em crianças ainda com os dentes de leite, prevenindo assim o desenvolvimento de anormalidades durante a troca desses dentes pelos permanentes. Em alguns casos, utilizamos aparelhos ortopédicos (móveis – Fig. 1) para corrigir problemas na fase inicial do crescimento e, em outras situações, aparelhos fixos (Fig. 2), alcançando ótimos resultados.

ortodontia01

Fig. 1 – Exemplo de aparelho ortopédico (móvel) em criança.

ortodontia02

Fig. 2 – Exemplo de aparelho mecânico (fixo) em criança.

Na dentição permanente, o problema já está instalado e o tratamento é feito através da ortodontia corretiva com aparelhos fixos.

ortodontia03

Fig. 3 – Exemplo de aparelho fixo corretivo na dentição permanente.

Dentes apinhados e tortos são difíceis de limpar e manter. Isto pode contribuir para condições que causam não apenas cáries dentais mas, eventualmente, doenças periodontais e perdas dentárias. Outros problemas ortodônticos podem causar desgaste anormal das superfícies dentárias, estresse excessivo nos ossos que suportam os dentes e nos tecidos gengivais. Também podem estar, algumas vezes, associados à alterações estruturais músculo-esqueléticas e articulares na face ocasionando dores de cabeça, articulares (DTM) e dores musculares na região da face, pescoço, ombros e costas.

Os dentes tortos ou mal posicionados, além de prejudicar a sua saúde, comprometem a sua aparência. A importância de um sorriso atraente não deveria ser subestimado. Uma aparência agradável é um atributo vital para a auto-confiança de um indivíduo. A auto-estima de uma pessoa freqüentemente melhora na medida que os dentes, lábios e face são conduzidos à uma harmonia. Nesse caso, o tratamento ortodôntico pode beneficiar o sucesso social ou profissional, bem como melhorar a atitude geral de uma pessoa em relação à vida (Figs. 4 e 5).

ortodontia04

Fig. 4 – Término do tratamento ortodôntico.

ortodontia05

Fig. 5 – Saúde, função, estética e qualidade de vida proporcionados pelo tratamento ortodôntico.

Diferencial

Na Ortodontia, tem sido cada vez mais comum o início de tratamentos de pacientes adultos mutilados pela perda de vários dentes, onde o profissional inicia o tratamento sem saber aonde irá chegar em termos de resultado. Iniciar o tratamento sem o planejamento adequado faz com que os efeitos colaterais da mecânica ortodôntica aumentem muito o tempo necessário para a real resolução do problema, sendo que, em muitas situações, o profissional acaba não conseguindo dar ao paciente o melhor resultado que a Odontologia poderia oferecer.

Nesses casos de alta complexidade, a necessidade de uma abordagem multidisciplinar objetivando o sucesso funcional e estético no contexto da Odontologia atual é evidente. A formulação de um plano de tratamento completo e previsível requer uma visualização tridimensional dos problemas do paciente através do Protocolo SEG® 3D.

Através deste método sistemático de avaliar o paciente, é possível a aplicação do conceito do 3DVD® (Three-Dimensional Virtual Diagnosis) – conceito esse idealizado pelo Dr. Sérgio Pinho. Por meio desta abordagem, temos a possibilidade de realizar todo o diagnóstico e planejamento 3D virtual primeiro, e proporcionarmos assim maior previsibilidade nos tratamentos de nossos pacientes.

Desta maneira, a Clínica Maestria busca proporcionar aos seus clientes o que há de mais moderno em termos de Tratamento Multidisciplinar e de uma Odontologia de Excelência (Figs. 6, 7 e 8).

ortodontia06

Fig. 6 – Diagnóstico 3D através do Protocolo SEG®.

ortodontia07

Fig. 7 – Planejamento 3DVD: Three-Dimensional Virtual Diagnosis.

ortodontia08

Fig. 8 – Planejamento virtual dos implantes associado à simulação da movimentação ortodôntica.